DEP. FOTO

 DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIA E TRATAMENTO DE IMAGENS

-- ÍNDICE --

13- SETUP PARA FOTOGRAFAR BIJUTERIAS
CLIQUE AQUI:

SENHA "lola2024"


12- BALANÇO DE BRANCO

11- Fotos de geladeira feita a noite com o celular Sansung 55A 5G com a luz normal da cozinha

10- Manual Nikon Coolpix P510 (download)
9- Setup de iluminação (fundamental!)

8 - Setup iluminação com 3 pontos
1 - Curso de Fotografia Stell
2 - Curso de Edição de Imagens
3 - Câmera Raw
4- Vetorização de imagens
5 - Edição de imagens no Photoshop
6 - SETUP de quadros sem reflexo
7 - Fatiando imagens para imprimir



BALANÇO DE BRANCO AQUI 

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11- Fotos de geladeira feita a noite com o celular Sansung 55A 5G com a luz normal da cozinha







AJUSTES FEITOS NO PHOTSHOP

1 - RESOLUÇÃO da imagem 72 DPI

2 - PRIMEIRO RECORTAR a imagem com a ferramenta Crop Tool (C) e DEPOIS DEIXAR COM A LARGURA de 1280 px (a altura se ajusta automaticamente)

3- AJUSTAR A IMAGEM COM:

3.1 Image > Adjustments >  Brightness/Contrast

3.2 Image > Adjustments > Curves

3.3 Image > Adjustments > Vibrance

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  10- Manual Nikon Coolpix P510 (download)  

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    9- Setup de iluminação (fundamental!)    

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    8 - Setup de iluminação com 3 pontos   

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CURSO DE FOTOGRAFIA STEEL PARA FOTOGRAFAR QUADROS ARTÍSTICOS PROFISSIONALMENTE
Arq. Felix Rego

ÍNDICE

1. O QUE É E A QUEM SE DESTINA ESTE CURSO

2. O QUE É FOTOGRAFIA STEEL

3. OS MUNDOS DA LUZ E DA SOMBRA

4. O QUE É FOTOGRAFAR

5. QUAIS HABILIDADES É PRECISO TER PARA APRENDER A FOTOGRAFAR QUADROS PROFISSIONALMENTE

6. PARA QUE SERVEM E QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS COMPONENTES DE UMA CÂMERA FOTOGRÁFICA DIGITAL

7. ABERTURA DO DIAFRÁGMA: O BURACO POR ONDE A LUZ ENTRA RUMO AO SENSOR DA CÂMERA FOTOGRÁFICA

8. SENSOR: O PAI DA IMAGEM NUMA CÂMERA FOTOGRÁFICA, A VELOCIDADE DO OBTURADOR E O ISO

9. O QUE É O BALANÇO DE BRANCOS E PORQUE ELE É IMPORTANTE

10. QUAIS OS TIPOS DE LENTES UTILIZADOS NA FOTOGRAFIA DE QUADROS ARTÍSTICOS E QUANDO USAR CADA UMA DELAS 

11. O QUE SÃO REFLEXOS E COMO COMBATÊ-LOS NA FOTOGRAFIA

12. PORQUE SEMPRE É BOM USAR O DISPARADOR AUTOMÁTICO

13. USAR OU NÃO USAR TRIPÉ

14. POSIÇÃO DOS QUADROS NA PAREDE PARA SEREM FOTOGRAFADOS

15. TIPOS DE FONTES DE ILUMINAÇÃO E SEU POSICIONAMENTO PARA FOTOGRAFAR QUADROS

16. FOTÔMETRO: O COMEÇO DE TUDO NA FOTOGRAFIA

17. O QUE SÃO SETUPS NA FOTOGRAFIA DE QUADROS

18. QUAIS OS DOIS PRINCIPAIS TIPOS DE SETUP NA FOTOGRAFIA DE QUADROS

19. CRIANDO O PRIMEIRO SETUP PARA FOTOGRAFAR QUADROS SEM REFLEXO; REGISTROS NO PAPEL EM RELAÇÃO À:

1- MÁQUINA

- Tipo da máquina;
- Lente utilizada;
- Tipo de fotografia (JPEG, RAW);
- Abertura do diafragma;
- Velocidade do obturador;
- ISO;
- Balanço de brancos;

2- OBJETO (QUADRO)

- Posição do quadro na parede;
- Altura da câmera no tripé - medida a partir do chão;
- Posição do tripé diante do quadro, com marcação do lugar do mesmo no chão;
- Iluminação: numeração das luminárias e marcação da posição das mesmas no chão;  

   

20. CRIANDO O PRIMEIRO SETUP PARA FOTOGRAFAR QUADROS COM REFLEXO; REGISTROS NO PAPEL EM RELAÇÃO À:

1- MÁQUINA

- Tipo da máquina;
- Lente utilizada + proteção anti-reflexo;
- Tipo de fotografia (JPEG, RAW);
- Abertura do diafragma;
- Velocidade do obturador;
- ISO;
- Balanço de brancos;

2- OBJETO (QUADRO)

- Posição do quadro na parede;
- Altura da câmera no tripé - medida a partir do chão;
- Posição do tripé diante do quadro, com marcação do lugar do mesmo no chão;
- Iluminação: numeração das luminárias e marcação da posição das mesmas no chão  


CURSO

1. O QUE É E A QUEM SE DESTINA ESTE CURSO

Este é um curso rápido para quem quer ou precisa fotografar quadros artísticos de modo profissional, ou seja, para quem deseja fotografá-los bem.

Mas em que consiste fotografar um quadro bem? Simples. Consiste em obter uma imagem fotográfica exatamente igual ao modelo original.

 

2. O QUE É FOTOGRAFIA STEEL

Fotografia steel são fotografias de objetos com fundo totalmente branco. Nesse tipo de fotografia, muito utilizado nas lojas virtuais, é importante mostrar o objeto exatamente como ele é em todos os seus aspectos (cor, dimensões, escritos etc.) para que o consumidor tenha uma ideia exata do produto que eventualmente ele venha a adquirir. 


3. OS MUNDOS DA LUZ E DA SOMBRA

São a luz e a sombra que nos permitem enxergar os objetos, pessoas, paisagens, quadros etc., que nos rodeiam e são "modelados" por elas.
É por isso que, devido à ausência de sombra, é muito difícil enxergar um objeto iluminado por uma luz muito intensa e brilhante.
Luz e sombra estão por todos os lados, e a luz que entra em uma máquina fotográfica digital é transformada dentro dela em eletricidade para formar a imagem (fotografia) do objeto que se deseja fotografar. 
 

4. O QUE É FOTOGRAFAR

É produzir uma imagem (fotografia) através da transformação da luz que entra na máquina fotográfica em eletricidade. Essa eletricidade irá incidir sobre um dos componentes da máquina chamado sensor, que é o pai de todas as imagens (fotografias) formadas dentro das máquinas fotográficas digitais.
Portanto, ser um bom fotógrafo significa saber regular a quantidade de luz que entra na máquina para se obter determinado tipo de fotografia. 


5. QUAIS HABILIDADES É PRECISO TER PARA APRENDER A FOTOGRAFAR QUADROS  PROFISSIONALMENTE NA MODALIDADE DE FOTOGRAFIA STEEL

Apenas ter atenção aos detalhes e capacidade para anotar. 
A fotografia steel não requer talento como a fotografia artística.
A fotografia steel registra apenas o objeto exatamente como ele é, sobre um fundo branco. Para isso basta fazer os ajustes necessários dos equipamentos e apertar botões.
Já na fotografia artística o objetivo é outro, qual seja, arrancar emoções do expectador ao se defrontar com a imagem.
Nisso entram inúmeros fatores que são manipulados pelo fotógrafo, como, por exemplo, o tipo de iluminação, que pode ser dramática, alegre, enigmática, contraluz etc.
Fotografia steel é como receita de bolo; fotografia artística é como todas as demais modalidades de arte, que dispensam fórmulas prontas e procuram o ineditismo e a individualidade;   

6. PARA QUE SERVEM E QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS COMPONENTES DE UMA CÂMERA FOTOGRÁFICA DIGITAL


Principais componentes:
1. DIAFRAGMA: controla a quantidade de luz que irá incidir no sensor;
2. OBTURADOR: controla o tempo em que a quantidade de luz liberada pelo diafragma ira incidir no sensor;
3. SENSOR: é o pai das imagens, ou seja, é o lugar onde as fotografias se formam no interior da câmera fotográfica;
4. ASSISTA AGORA COMO FUNCIONA UMA MÁQUINA FOTOGRÁFICA DIGITAL
 


7. ABERTURA DO DIAFRÁGMA: O BURACO POR ONDE A LUZ ENTRA RUMO AO SENSOR DA CÂMERA FOTOGRÁFICA

- Onde fica o diafragma? R:  Fica na lente da câmera fotográfica.

- Como é representado o diafragma? R: Pela letra F.

- Qual a relação entre o número do diafragma e o tamanho da abertura dele? R: Quanto maior o número do diafragma menor o tamanho da abertura(buraco) dele e vice-versa.
Por exemplo: um diafragma F8 deixa passar muito mais luz em direção ao sensor do que um diafragma F22.

- Abertura do diafragma x fundo da fotografia  

Quanto maior for a abertura do diafragma mais desfocado vai ficar o fundo da fotografia.


8. SENSOR: O PAI DA IMAGEM NUMA CÂMERA FOTOGRÁFICA, A VELOCIDADE DO OBTURADOR E O ISO

Na frente do sensor existe uma cortina de proteção que abre e fecha muito rapidamente chamada obturador.

O tempo que o obturador fica aberto é chamado de velocidade do obturador ou simplesmente velocidade, que é precisamente o tempo que o sensor recebe a luz vinda do diafragma.

Além disso, também é possível aumentar ou diminuir a sensibilidade do sensor para receber a luz vinda do diafragma que passou pelo obturador. É a chamada regulagem do ISO. Dependendo do valor atribuído ao ISO o sensor tem maior ou menor sensibilidade. Quanto mais sensibilidade tiver o sensor menos luz será necessário para fotografar. Quanto menos sensibilidade tiver o sensor mais luz será necessário para fotografar.

Velocidade do obturador x imagem congelada ou em movimento


- Com velocidades altas no obturador > imagem congelada (parada).
- Com velocidades baixas no obturador > imagem em movimento (borrada).


O ISO x qualidade da imagem


A utilização do ISO com valores muito altos acarreta uma perda na qualidade da imagem (ruídos).

RESUMO: ABERTURA DO DIAFRAGMA - VELOCIDADE DO OBTURADOR - ISO

9. O QUE É O BALANÇO DE BRANCOS E PORQUE ELE É IMPORTANTE

É um ajuste feito na máquina fotográfica que corrige a coloração das fotos para que elas pareçam mais reais.
Dependendo do tipo da fonte de luz utilizada as fotos apresentarão uma aparência mais fria ou mais quente na sua coloração.
Essas distorções são corrigidas através do
ajuste do balanço de brancos.
A cores de um quadro artístico não podem aparecer mais quentes ou mais frias numa fotografia. Eles têm que ser retratadas exatamente como são no original.  
 

10. QUAIS OS TIPOS DE LENTES UTILIZADOS NA FOTOGRAFIA DE QUADROS ARTÍSTICOS E QUANDO USAR CADA UMA DELAS

Se o tamanho do quadro permitir, utiliza-se, preferencialmente, a lente 50mm. Não havendo essa possibilidade utiliza-se lentes de distâncias focais maiores.

A distância focal, medida em milímetros, é a distância que vai do sensor da máquina até o ponto em que os raios de luz que entram na máquina se cruzam. Este ponto é chamado de centro ótico da lente.

Veja na imagem acima a relação entre a distância focal e a profundidade de campo das lentes.

 

11. O QUE SÃO REFLEXOS E COMO COMBATÊ-LOS NA FOTOGRAFIA

O reflexo ocorre quando a luz bate em determinada superfície (reflexiva) que vai ser fotografada e retorna em direção aos olhos do observador.
Para evitar que tais raios apareçam na fotografia são utilizados os chamados filtros anti reflexo nas lentes das máquinas.


12. PORQUE SEMPRE É BOM USAR O DISPARADOR AUTOMÁTICO


Para não tremer na hora de bater a fotografia, e influenciar na qualidade da imagem.


13. USAR OU NÃO USAR TRIPÉ

Nos nossos setups de fotografia steel de quadros SEMPRE UTILIZAMOS TRIPÉ, com a respectiva marcação no chão da posição do mesmo. Caso contrário não seria um setup.


14. POSIÇÃO DOS QUADROS NA PAREDE PARA SEREM FOTOGRAFADOS



15. TIPOS DE FONTES DE ILUMINAÇÃO E SEU POSICIONAMENTO PARA FOTOGRAFAR QUADROS

Preferencialmente lâmpadas de led de cor branca, alinhadas em 45º com o quadro na parede como mostra a ilustração acima. As distâncias são obtidas por tentativa e erro até a fotografia ficar boa, as quais serão anotadas no setup correspondente.


16. FOTÔMETRO: O COMEÇO DE TUDO NA FOTOGRAFIA

Fotômetro é um aparelho que mede o quanto de luz existe num ambiente, próximo ao objeto a ser fotografado.
É um aparelho caro, mas existe a opção de utilizar fotômetros digitais no celular, que podem ser baixados de graça.
Para iniciar a fotografia, mede-se a luz diante do objeto com o fotômetro e aciona-se o mesmo que trabalha com as três principais variáveis da fotografia:

a) Abertura do diafragma (F)
b) Velocidade do obturador (1/N)
c) ISO (sensibilidade do sensor)

Ao se inserir uma delas no fotômetro o aparelho fornecerá o valor para as outras duas variáveis, de conformidade com a luz do ambiente.  


17. O QUE SÃO SETUPS NA FOTOGRAFIA DE QUADROS

No contexto da fotografia steel, um setup corresponde à disposição, instalação e posicionamento de luzes e câmeras de modo fixo, para se fotografar sempre os mesmos tipos de objetos.

Além disso, também entram nessa tabela os ajustes fixos da (1) abertura do diafrágma, da (2) velocidade do obturador, do (3) ISO e do (4) balanço de brancos, para se fotografar objetos semelhantes (quadros, por exemplo) que são colocados na mesma posição (mesmo lugar na parede, por exemplo.


18. QUAIS OS DOIS PRINCIPAIS TIPOS DE SETUP NA FOTOGRAFIA DE QUADROS

a) Setup para quadros sem reflexo;

b) Setup para quadros com reflexo;


a) ANOTAÇÕES DO SETUP PARA FOTOGRAFAR QUADROS SEM REFLEXO

REGISTROS NO PAPEL EM RELEÇÃO À:

1- MÁQUINA

- Tipo da máquina;
- Lente utilizada;
- Tipo de fotografia (JPEG, RAW);
- Abertura do diafragma;
- Velocidade do obturador;
- ISO;
- Balanço de brancos;


2- OBJETO (QUADRO)

- Posição do quadro na parede;
- Altura da câmera no tripé - medida a partir do chão;
- Posição do tripé diante do quadro, com marcação do lugar do mesmo no chão;
- Iluminação: numeração das luminárias e marcação da posição das mesmas no chão;  

   

b) ANOTAÇÕES DO SETUP PARA FOTOGRAFAR QUADROS COM REFLEXO

REGISTROS NO PAPEL EM RELAÇÃO À:

1- MÁQUINA

- Tipo da máquina;
- Lente utilizada + proteção anti-reflexo;
- Tipo de fotografia (JPEG, RAW);
- Abertura do diafragma;
- Velocidade do obturador;
- ISO;
- Balanço de brancos;

2- OBJETO (QUADRO)

- Posição do quadro na parede;
- Altura da câmera no tripé - medida a partir do chão;
- Posição do tripé diante do quadro, com marcação do lugar do mesmo no chão;
- Iluminação: numeração das luminárias e marcação da posição das mesmas no chão  




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CURSO DE EDIÇÃO DE IMAGENS DE FOTOGRAFIA STEEL
Arq. Felix Rego

ÍNDICE

1. O QUE É E A QUEM SE DESTINA ESTE CURSO

2. O QUE É EDITAR IMAGENS

3. QUAIS SÃO OS TIPOS MAIS COMUNS DE IMAGENS

. CURSO EM PREPARAÇÃO

. PROGRAMA PHOTOSCAPE

.



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NO QUE CONSISTE O "TRATAMENTO" OU "EDIÇÃO"  DE IMAGENS DIGITAIS E O QUE É O CÂMERA RAW

Todas as imagens digitais são formadas por elementos como brilho, saturação, matiz, balanço de cores, brancos, sombras, exposição (quantidade de luz recebida pelo sensor) etc.

Tratar ou editar imagens significa alterar esses elementos para se obter determinada aparência nas imagens.

Essas alterações podem ser feitas em diversos programas, entre os quais o Photoshop, que é um dos mais utilizados na edição de imagens.

O Photoshop é da Adobe e a companhia desenvolveu o Câmera Raw, que é um plugin do Photoshop mais eficiente que o próprio programa para editar imagens.     


QUE TIPO DE IMAGENS É POSSÍVEL EDITAR NO CÂMERA RAW

É possível editar vários tipos de imagens mas os dois formatos principais são imagens JPEG e imagens RAW


O QUE É UM ARQUIVO "NEF" E A PARTIR DE QUANDO ESSES ARQUIVOS PODEM SER EDITADOS NO CÂMERA RAW

"NEF" significa "Nikon Electronic Format" que é um arquivo formato RAW criado pela NIKON especialmente direcionado para suas máquinas.

Os arquivos NEF só podem ser editados no CÂMERA RAW a partir do PHOTOSHOP CS6.

Não é possível editá-los no PHOTOSHOP CS5 ou anteriores, já que o CÂMERA RAW desses programas não reconhece os arquivos formato NEF.

PERGUNTA:

O que fazer então para editar as fotos no CÂMERA RAW do PHOTOSHOP CS5 ou anterior, tiradas com uma câmera NIKON? 

RESPOSTA:

Ao invés de fotografar no modo RAW fotografa-se no modo JPEG e altera-se as configurações de "Preference", no final do menu "Edit" do  Photoshop, para que o programa abra as imagens JPEG diretamente no CÂMERA RAW.

Preference > Camera Raw > Automaticaly open all supported JPEGs

EDIÇÃO BÁSICA COM CÂMERA RAW
Clique AQUI





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O QUE É E POR QUÊ VETORIZAR IMAGENS PARA FAZER QUADROS

1. A maioria das imagens que você encontra na internet são do tipo JPEG, que é um tipo de extensão para imagens.  

2. Quando você fotografa com uma câmera profissional, geralmente 
há dois tipos de extensões que você pode obter para as suas fotografias: JPEG e RAW.

3. Como os recursos de edição são maiores para fotos no formato RAW, a maioria dos fotógrafos profissionais preferem fotografar primeiro em RAW para, depois de editar suas fotos, transformá-las para o formato JPEG.

4. Então VETORIZAR UMA IMAGEM significa mudar o formato dessa imagem de JPEG para um outro formato, como o formato EPS, por exemplo.

5. Ao se vetorizar uma imagem casa.jpeg por exemplo, ela vira casa.eps 

6. Mas quando é necessário fazer isso e onde é possível fazê-lo?

7. Todas as vezes que formos aumentar o tamanho de uma imagem .jpeg é necessário, antes, vetorizar essa imagem para não distorcê-la.

8. Se temos uma imagem .jpeg, por exemplo, que mede 20cm de largura por 30cm de altura e desejamos aumentá-la para 1metro de altura por 60cm de largura sem distorcê-la é preciso, antes, transformar essa imagem em um fomato .eps, ou seja, é preciso vetorizá-la antes de aumentar suas medidas.

9. A vetorização de imagens .jpeg pode ser feita em programas como o Adobe Illustrator ou na internet em sites de AI (inteligência artificial).

10. O grau de dificuldade para tanto praticamente inexiste.


O PORQUÊ, NA PRÁTICA, DA NECESSIDADE DE SE VETORIZAR IMAGENS .JPEG

1. As imagens .jpeg são formadas por pontos ("dots" em inglês).

2. O número de pontos por polegada ("dots per inche" - o famoso dpi) nos dá a definição da imagem.

3. Assim, uma imagem .jpeg que possua 300dpi tem uma definição ou qualidade maior que essa mesma imagem com 72 pontos por polegada, ou seja, 72dpi.








  

4. Veja abaixo como a imagem formada com 1200 pontos por polegada (1200dpi) fica muito melhor que a formada com com 600 pontos (600dpi).  









5. Mas em ambos os casos estamos falando da qualidade de IMAGENS DO MESMO TAMANHO.

6. Agora imagine a imagem de um peixe com 300dpi de definição que mede 7cm de altura por 21cm de largura.   


 




7. Se mantivermos a mesma qualidade da imagem (300dpi) mas alterarmos o seu tamanho para 70cm de altura por 2,10m de largura o peixe aparecerá todo distorcido, com os pontos (pixels) que o formam explodidos










8. Uma imagem .jpeg é formada por pixels, cujos contornos viram serrilhas quando quando a imagem é aumentada. Já imagens vetoriais, com imagens .eps, .svg etc. são formadas por vetores, o que permite aumentá-las para qualquer tamanho SEM PERDER A QUALIDADE












9. Todas as imagens utilizadas nos outdoor precisaram ser vetorizadas antes de terem seus tamanhos alterados para a impressão. 










COMO VETORIZAR IMAGEM NO ILLUSTRATOR


VETORIZAR IMAGENS USANDO O ADOBE EXPRESS CLIQUE AQUI

VETORIZAR IMAGENS USANDO O MIDJOURNEY COM IA CLIQUE AQUI (parcerias b8 nuno)




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EDIÇÃO DE IMAGENS NO PHOTOSHOP

Antes de começar, CRIAR NOVA PASTA chamada "FINALIZADAS" com data ao lado para salvar as imagens editadas.

1- CTRL O = File Open = abrir arquivos no Photoshop;

2- C = abra a ferramenta crop tool (tesourão) para cortar imagens;

3- ALT CTRL I = image > image size = definir o tamanho da imagem > width = 1280px;

4- IMAGE ADJUSTMENTS = brilho e contraste (opcionais);

5- FILE PLACE = inserir na imagem > inserir marca d'água;

6- SHIFT + CTRL + ALT + S = salvar = salvar para web na PASTA FINALIZADAS;

Para ver o TAMANHO DA IMAGEM:

1- digita Z

2- Clica com o botão direito em cima da imagem;

3- digita V para sair da ferramenta.



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MOLDURA SEGUNDO

SETUP FOTOGRÁFICO
data:­­ __19_/_02__/_2024__


1. Tipo de fotografia: Steel
2. Objeto a ser fotografado: QUADROS SEM REFLEXO COM PINTURA ACRÍLICA
3. Local: Estúdio Moldura Segundo
4. Registro do fotômetro: F:16 – ISO: 400 – S: 1/8


A) QUANTO À MÁQUINA

1- Tipo da máquina: Nikon 7200
2- Lente utilizada: 50mm (    ) -  18/140mm (  X  )
3- Tipo de fotografia:
RAW
4- Abertura do diafragma: F:16

5- Velocidade do obturador: S:1/8
6- ISO: 400

7- Balanço de brancos: automático
8- Disparador automático: sim ( X  ) – não (   )
9- Filtro anti reflexo: sim (   ) – não ( X )


B) QUANTO AO OBJETO (QUADRO)

1- Dimensões do quadro: 120 x 0,90
2- Altura do quadro na parede a partir do piso: 199


C) QUANTO À ILUMINAÇÃO


1- Numeração das luminárias e marcação da posição das mesmas no chão: L1 – L2 
2- Distâncias das luminárias ao quadro: L1=127 L2=130
3- Luminárias com touca: sim ( X )
4- Luz do teto: todas apagadas
5- Luz natural (janela): janela aberta com pano preto

 

D) QUANTO A POSIÇÃO DA CÂMERA/TRIPÉ

1- Distância da câmera ao quadro: 223

2- Altura do piso até a câmera: 136   

3- Marcação do tripé no chão: sim ( X )

 

E) ENQUADRAMENTO sim ( X  )

 

F) CROQUI

MOLDURA SEGUNDO

SETUP FOTOGRÁFICO QUADRO SEM REFLEXO
data:­­ __21_/_11__/_2024__



1. Tipo de fotografia: Steel
2. Objeto a ser fotografado: QUADROS SEM REFLEXO COM PINTURA ACRÍLICA
3. Local: CASA
4. Registro do fotômetro: F:   – ISO:     – S:


A) QUANTO À MÁQUINA

1- Tipo da máquina: Nikon 7200
2- Lente utilizada:  mm (    ) -  mm (    )
3- Tipo de fotografia:
 RAW
4- Abertura do diafragma: F:

5- Velocidade do obturador: S:
6- ISO:
7- Balanço de brancos: automático
8- Disparador automático: sim (   ) – não (   )
9- Filtro anti reflexo: sim (   ) – não (   )


B) QUANTO AO OBJETO (QUADRO)

1- Dimensões do quadro: 
 2- Altura do quadro na parede a partir do piso: 


C) QUANTO À ILUMINAÇÃO


1- Numeração das luminárias e marcação da posição das mesmas no chão: L1 – L2 
2- Distâncias das luminárias ao quadro: 

L1=

L2=
3- Luminárias com touca: sim (  )
4- Luz do teto: 
5- Luz natural (janela): 

D) QUANTO A POSIÇÃO DA CÂMERA/TRIPÉ

1- Distância da câmera ao quadro: 

 2- Altura do piso até a câmera: 

 3- Marcação do tripé no chão: sim (   )

 

E) ENQUADRAMENTO sim (   )

 

F) CROQUI

 

CROQUI.jpg

 













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USANDO O POSTERIZA